Fundamentação Teórica


SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Ao discutir a preservação da natureza e os impactos econômicos, logo surge a sustentabilidade. Atualmente vemos muitos conceitos sobre a responsabilidade empresarial e social, pois o ritmo de consumo que é impresso na natureza é muito elevado. As poluições da água, da terra e do ar ficaram tão elevadas que em algumas regiões geram problemas gravíssimos de saúde nos habitantes locais.
A nova atitude mundial propõe as empresas a adotarem modelos mais sustentáveis, por isso, a responsabilidade social requer uma alternativa mais comum para por em pratica a sustentabilidade empresarial.
Segundo Almeida (apud Azevedo, 2006),” uma empresa para ser sustentável deve buscar em todas as suas ações e decisões a e coeficiência, procurando produzir mais e com melhor qualidade gerando menos poluição e utilizando menos recursos naturais.”
 Ser socialmente responsável faz com que a empresa cresça cada vez mais economicamente alem da contribuição que oferecem a sociedade.
“Em todo o mundo, empresas têm se mobilizado para conseguir dar continuidade em seus negócios agredindo menos o meio ambiente, tendo como objetivo proporcionar um mundo melhor para as futuras gerações.” (LOCAWEB, 2013)
Desde que passou a ser utilizada, a sustentabilidade empresarial conquistou uma grande vantagem competitiva, o que permitiu a expansão de alguns mercados, como o de energia, e permitiu o surgimento das energias renováveis. Alguns exemplos de contribuições empresarias podem ser observados através de atitudes sociais como a utilização da energia solar e eólica e o uso racional da água ( como o aproveitamento da água da chuva para regar plantas e jardins ).
A sustentabilidade empresarial é muito importante e deve ser refletido e colocado em pratica em todos os mercados utilizando metas para a preservação da natureza e a diminuição dos impactos econômicos. O planeta e a civilização humana não podem mais desperdiçar oportunidades e deixar de lado os estragos que foram provocados ao clima e ao meio ambiente, pois o planeta já não suporta alto nível de consumo e de desperdício em que o homem vive. Mudar para sobreviver é a única opção e a sustentabilidade é a única alternativa.

TI Verde

“Tecnologia da Informação Verde é uma tendência mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente.” (WIKIPEDIA, 2013)
A TI verde é um conjunto de práticas, para tornar mais sustentável e menos prejudicial o uso da computação, diminuindo custos, diminuindo a degradação ambiental, colaborando com o desenvolvimento de novas tecnologias e, o mais importante promovendo o futuro sustentável.
A adoção de práticas de TI verde nunca foi tão difundida quanto hoje. Além dos fortes investimentos e gerenciamentos de energia, todas as outras práticas cada vez mais presentes nos discursos de vendas das empresas.
Mas quando se fala em ‘TI Verde’ muitas pessoas relacionam apenas com a redução de energia. Mas a questão vai muito, além disso, ela está ligada com todo o ciclo de desenvolvimento de novos produtos de tecnologia. Com os altos preços do petróleo e dos custos de energia otimização dos novos produtos de TI podem gerar um menor consumo de energia.
Sabe-se que estamos na era da informação, e neste contexto de mudanças climáticas, devastação ambiental e desastres naturais o setor de TI é levado a seguir as tendências de sustentabilidade, seja por estratégia da empresa ou por imposição legislativa.
Anteriormente a pressão em adotar a “TI Verde” partia das organizações não governamentais e grupos ambientalistas. Depois passou a ser uma recomendação d o mercado e uma pressão do consumidor em geral. Sendo assim fica impossível não adotar essa questão da Tecnologia Verde.“Dentro de 4 a 5 anos, ninguém vai ser competitivo se não estiver apoiado no tripé: responsabilidade econômica, social e ambiental”.
A TI verde pode dar retorno financeiro para as empresas, ao ter como objetivo economizar recursos e diminuir o consumo de energia. Pensar verde significa criar novas alternativas simples que podem ajudar e muito a reduzir os impactos ambientais .

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEIS

Como os combustíveis fósseis entrados em nosso planeta são esgotáveis e estão em quantidade limitada, o homem teve a necessidade de encontrar energias alternativas que fossem capazes de suprir as necessidades humanas ao mesmo tempo em que tivessem a capacidade de se renovar sem agredir o meio ambiente. Temos como exemplo a energia solar, eólica, hidráulica, mareomotriz, biomassa e geotérmica.
Segundo o site Planeta Sustentável fontes renováveis “São fontes que não prejudicam a natureza e, como o nome diz, não se esgotam. São perenes, diferentemente do petróleo e do carvão, por exemplo.”
Menor impacto ambiental, menor custo, poder se regenerar são as maiores vantagens das energias renováveis principalmente nos dias de hoje que estamos cada dia mais em combate com a poluição e em busca de um mundo mais sustentável.
As fontes renováveis mais utilizadas no nosso planeta são: a solar, que é obtida através dos raios solares e depois é transformada energia térmica pelos painéis solares.”
A energia solar é renovável, limpa e de baixa emissão de gases estufa(TORRES, Pedro, Campanha de clima e energia do Greenpeace, 2013). A eólica obtida através dos ventos e convertida em energia graças a enormes cata-ventos interligados a geradores, e a hidráulica que é convertida em energia através de usinas hidroelétricas, é originada através da água.
Torres conclui que “O Brasil tem potencial de sobra para crescer com renováveis, tanto com sol, como com vento e biomassa. Basta que haja incentivos do governo para isso, com isso o Brasil tem inúmeras vantagens em relação a outros países já que possivelmente há grande probabilidade dos recursos (carvão, petróleo) acabarem, tal país tem uma grande quantidade de recursos naturais que nos favorece significativamente.

RECICLAGEM EM TI

Segundo o site do Itautec (2013)
O conceito TI verde é uma expressão que tem sido utilizada pelo setor de tecnologia para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Apesar das discussões recentes sobre o assunto abordarem de forma predominante o consumo eficiente de energia, a análise sobre o tema pode ser ampliada. É importante avaliar ainda outros aspectos como o impacto da cadeia produtiva, o uso e reuso de recursos naturais, a reciclagem de equipamentos, a destinação final de resíduos, bem como a utilização de arquiteturas e processos que permitam uma maior vida útil para as infra-estruturas de tecnologia.
É importante buscar soluções para os problemas do “lixo eletrônico” no nosso planeta, como sabemos a tecnologia avança cada vez mais e muitas vezes para se está atualizado com esses avanços descartamos o que ainda está bom para comprar o que é novo.

Como esse lixo é altamente poluente a solução mais conhecida nos dias atuais é a reciclagem desses materiais eletrônicos, fazendo assim com que haja uma redução desses resíduos sólidos no nosso planeta, diminuindo os impactos ambientais.



Um comentário: